A IGREJA VIVENDO SOB AMEAÇA DO PAGANISMO (1)

19/09/2012 12:08

 “Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados, 17 porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo.  Colossenses 2:16-17

 

Duas mulheres crentes estavam conversando sobre diversos assuntos até que uma mencionou que andava meio estranha, sentindo uma moleza, uma tristeza no coração e que nada que fazia a animava. A outra de imediato afirmou: “Será que não é mau olhado? Lá perto de casa tem uma mulher que é benzedora, você podia ir lá.” De imediato a outra disse: “mas você crê nisso?”... O final dessa conversa eu não sei dizer, mas que é espantoso alguém que se diz crente em Jesus e crer em ocultismo, isto sim. Esse tipo de união é chamado de sincretismo religioso, ou seja, a associação de outras crenças com o cristianismo.    

A igreja de Colossenses passava por momentos de lutas externas e internas na busca pela vida religiosa perfeita. Ela enfrentava dois grupos distintos (O segundo grupo será tratado na próxima mensagem): de um lado os judeus que buscavam preservar as tradições do judaísmo; de outro os helenistas (judeus convertidos ao cristianismo) que também preservavam os ensinamentos gregos sobre a vida religiosa. O grande problema é que dentro da igreja existia a presença desses dois grupos os quais buscavam ensinar o que era preciso para ser considerado um genuíno religioso. Diante desta situação, Deus usa o apóstolo Paulo para combater um grande problema dentro da Igreja: esses grupos com os seus ensinos, estavam destruindo a autossuficiência de Jesus Cristo, destruindo o culto genuíno exigido por Jesus. É a Igreja “primitiva” vivendo sob as ameaças do paganismo.

Este sincretismo religioso atingia  A AUTOSSUFICIÊNCIA DE CRISTO como podemos observar nos versos 16 e17. O primeiro grupo questiona a salvação daqueles que não cumpriam as leis cerimoniais, muito comuns no judaísmo. A questão da comida (o que pode e o que não pode comer), a questão da bebida, a observância das festas, da lua, o sábado eram questões fundamentais para se expressar uma vida devota a Deus, nota - se que na defesa dessas observâncias, Cristo deixa de ser o Autossuficiente, isto é, além de Jesus os cristãos precisariam de mais complementos para que a vida religiosa fosse adequada. 

Este problema continua. Na vida de muitos religiosos Jesus não é o suficiente. Para que se tenha uma vida de benção é fundamental complementos: o dia certo para adorar, o batismo como condicional para a salvação, o lugar certo para ser salvo, as “indulgências evangélicas”. Pra muitos, na prática, Jesus não é suficiente para abençoar. Para que se tenha a salvação e para que se viva vida de bênçãos, só uma coisa é necessária: JESUS. A Bíblia nos diz que Jesus é:

1. A luz contra as trevas (Jo 1.5); 2. A cura para os enfermos (Lc 9.11); 3. A paz para os atribulados (Jo 14.27); 4. A alegria para os tristes (Lc 2.10-11); 5. O alimento para os famintos (Jo 6.48); 6. A fonte para os que têm sede (Jo 7.35); 7. O caminho para os perdidos (Jo 14.6); 8. A vida para os que estão mortos (Ef 2.1); 9. Jesus é Deus com poder e glória para suprir todas as deficiências e necessidades do homem, daqueles que nele crer. JESUS É SALVADOR

 

Pr José Jean Antônio da Silva

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário