A IGREJA VIVENDO SOB AMEAÇAS DO PAGANISMO (2)

24/09/2012 07:51

 

 “Ninguém se faça árbitro contra vós outros, pretextando humildade e culto dos anjos, baseando-se em visões, enfatuado, sem motivo algum, na sua mente carnal,  e não retendo a cabeça, da qual todo o corpo, suprido e bem vinculado por suas juntas e ligamentos, cresce o crescimento que procede de Deus.” Colossenses 2:18-19

 

No artigo anterior, A IGREJA VIVENDO SOB AMEAÇAS DO PAGANISMO (1), foi tratado, com base em Colossenses 2.16-17, sobre ameaças a autossuficiência de Cristo na Igreja (leia o artigo).

Existia outra ameaça do paganismo à igreja. Uma ameaça que atingia em cheio a Centralidade de Cristo 

Se de um lado, dentro da igreja existia um grupo que defendia cumprimentos de leis para se alcançar uma vida religiosa perfeita, por outro, existia o grupo que defendia práticas do ocultismos e de princípios religiosos pagãos, por exemplo, se afirmava que o cristão só teria progressão na vida religiosa abstendo - se do materialismo, isto é, abrir mão total do materialismo e demostrar uma vida piedosa, é importante salientar que esta observância é para se ter a salvação. (muitos viviam essa vida piedosa de modo falso, apenas de aparência). Cultuar a anjos era outro ensino do paganismo. Observe que a ênfase na adoração não é Cristo, o que caracteriza culto idólatra. Além de Jesus adorava-se ensinos de homens e criaturas no lugar do Criador. No entanto, os anjos celestiais nunca aceitaram ser adorados: Eu, João, sou quem ouviu e viu estas coisas. E, quando as ouvi e vi, prostrei-me ante os pés do anjo que me mostrou essas coisas, para adorá-lo.  Então, ele me disse: Vê, não faças isso; eu sou conservo teu, dos teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus. Apocalipse 22:8-9. A igreja cristã foi construída sob o alicerce de Cristo, o sincretismo religioso “destrói” esse alicerce.  

Não se deixe levar por ensinamentos que anulam a centralidade de Jesus Cristo. Tem gente que se diz crer em Jesus, mas crê também em horóscopo; tem gente que se diz crer em Jesus, mas crê também em simpatias; tem gente que pensa que a Bíblia, por si só, é um meio de proteção; tem gente que se diz crer em Jesus, mas crê também no buda, nas estrelas, na lua etc. Para alguns se o crente não gritar não é adorador, se não determinar não é fiel, se não falar em outras línguas não é espiritual, se não expulsar demônios todos os cultos, não teve ação do Espírito Santo. Não se sintam constrangidos ao serem acusado de não praticarem o que eles praticam, mas se sintam envergonhados quando perceberem que Jesus não tem sido o centro na sua adoração.

A falta do entendimento da autossuficiência de Jesus Cristo, bem como a fraqueza na fé, tem levado crentes a se sentirem vazios como se algo a mais precisassem. É por isso que alguns, na busca deste algo a mais, não se fixam numa igreja. Saem perambulando em busca de uma igreja que preencha o vazio. Outros se deixam levar por promessas vãs, sem fundamentos bíblicos. Existem outros que vão atrás de livros te autoajuda, livros de confissão positivas, que visam levantar a autoestima e que passam a dar crédito mais no que o ímpio fala do que nos ensinamentos de Jesus. Muitos ensinamentos têm surgido tentando ser um complemento para aquilo que supostamente se acha que Jesus não completa, bem como, visa tomar o lugar que pertence a Cristo. 

Não deixe que as ameaças do paganismo apague do seu coração a autossuficiência de Cristo. Não deixe que a ameaça do paganismo roube a centralidade de Jesus na sua vida.

 

Pr José Jean Antônio da Silva

COMENTÁRIO

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário