E A SAÚDE ESPIRITUAL VAI BEM?

20/05/2012 16:15

 

Eis a razão por que há entre vós muitos fracos e doentes e não poucos que dormem.

 1 Coríntios 11:30

 

Todos nós sabemos que é sempre bom fazer um checape na nossa saúde, embora muitos de nós só fazemos isso quando percebemos que a nossa saúde não está bem; e muitas vezes só procuramos ajuda quando a situação já é grave. É verdade que todos nós almejamos a saúde física e sabemos algumas precauções que devem ser praticadas em busca da saúde.

Vamos lá. O que se deve fazer para se ter uma vida mais saudável?

Devemos beber muita água, afirmam os especialistas; devemos ter uma alimentação saudável, orienta os nutricionistas; devemos praticar exercícios físicos, afirmam os médicos. Da mesma forma que devemos nos preocupar com a saúde física, devemos também nos preocupar com a nossa saúde espiritual.

É lamentável saber que muitos se descuidam da vida espiritual e por isso acabam adquirindo imunidade baixa, o que resultará em enfermidades espirituais. Se sabemos que devemos cuidar do nosso corpo físico, sabemos também que devemos cuidar da nossa vida espiritual.

Quero mencionar três áreas para uma vida espiritual mais saudável:

1 - O alimento espiritual – o crente que não tem uma regularidade no alimento espiritual terá como consequência uma saúde espiritual deficiente pois, a falta desse alimento prejudica não só o crescimento como também o fortalecimento espiritual. O resultado dessa situação são crentes fracos, crentes a mercê das doenças espirituais; passam mais tempo acamados do que em serviço, passam mais tempo deitados do que trabalhando, mais tempo reclamando da vida do que glorificando a Deus. Mas, quais os alimentos espirituais que o crente deve tomar todos os dias? Três são fundamentais: a Oração, a leitura da Palavra , que é chamada tanto de alimento sólido (Hb 5.14), como de genuíno leite (1 Pe 2.2) e a Comunhão com os demais Crentes (1 Co 16.13).

2 – O exercício espiritual – o crente que não exercita a sua vida espiritual assemelha-se àqueles que não fazem caminhada, pedaladas (de bicicleta), até mesmo academia e outras atividades físicas. É comprovado cientificamente que quem faz mais exercícios físicos adquire mais benefícios para o corpo: melhor circulação sanguínea, melhor disposição para o serviço e outros benefícios. Mas também é comprovado que quem não faz exercícios físicos são passíveis de adoecerem mais. Assim é a vida do crente. Ele precisa exercitar a sua vida espiritual: exercitar sua fé (crescer na fé), exercitar no serviço (se envolver mais com o reino), exercitar mais a sua comunhão (oração, leitura). O exercício espiritual traz maturidade espiritual e saúde para o corpo.

3 – A consulta ao Médico (Jesus) – O nosso contato com Jesus é de fundamental importância para que a nossa saúde sempre esteja bem. Jesus, que opera sua obra curadora em todas as áreas. Não é preciso plano de saúde, não é preciso marcar horário, não é preciso ficar na fila, não é preciso ficar na lista de espera; Jesus está de prontidão a todo momento e disposto a corrigir as falhas que temos, as quais prejudica a nossa saúde. Não devemos buscar o médico só quando adoecemos, mas devemos busca-lo com vistas a prevenir enfermidades. Quantas pessoas só se lembram de Jesus quando as coisas deram erradas, mas quão felizes são aqueles que O consultaram antes de tomar as suas decisões e que se submeteram as suas determinações. Consultar o Médico periodicamente evita adquirir enfermidades espirituais.

Como está a sua saúde? Se você não tem uma boa alimentação espiritual, se você não exercita a sua vida espiritual, se você não comparece periodicamente ao Supremo Médico, é um grande sinal de que a sua saúde não está bem.

O texto mencionado acima, fala de pessoas que adquiriram enfermidades espirituais por negarem e não viverem justamente estes princípios citados. Pessoas que trataram a vida espiritual de qualquer jeito, que não se importaram em praticar as determinações do Médico. Espiritualmente se tornaram pessoas enfermas.

Se você não tem cuidado da sua vida espiritual, você é um sério candidato a ir parar na UTI. Cuide da sua vida espiritual para que você viva dias melhores. 

 

Rev. José Jean Antônio da Silva

                    

deixe seu Comentário

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário