[url=https://kuban.photography/]новые фото кубань[/url]
LADRÕES DA PAZ
16/05/2012 12:05
“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.” (João 14.27)
A muito tempo a traz vi um quadro que retratava uma imagem que não entendi embora fosse bonita. Muito tempo depois descobri que o quadro faz parte de um conto famoso cujo autor não se sabe. Fala-se de um rei que ofereceu uma grande recompensa para o artista que conseguisse representar numa pintura a paz perfeita. Dois foram selecionados, porém, o ganhador foi o artista que pintou uma cachoeira e perto dela uma árvore. Bem na ponta de um galho perto da cachoeira ele pintou um passarinho no seu ninho o qual não se importava com os respingos da água, muito menos com a ação do vento sobre o galho tão fino. Quando questionado sobre o porque de sua escolha o rei disse: "Paz não significa estar num lugar sem ruídos, sem problemas, sem trabalho árduo ou sem dor. Paz significa que, apesar de se estar no meio de tudo isso, permaneçamos calmos no nosso coração. Este é o verdadeiro significado de Paz."
Este conto ilustra uma verdade. É possível ter paz em meio as turbulências. Mas também retrata outra verdade, a de que existe os roubadores da paz. O texto bíblico citado nos fala da verdadeira paz, como também nos fala de dois ladrões que tentam roubar essa paz.
Existe o ladrão da paz chamado tribulação. Jesus diz: “Não se turbe vosso coração”. Deixar a tribulação inundar o coração é abrir a porta para que ela roube a paz.
São vários os motivos que nos deixam atribulados, falta de segurança, desemprego, dívidas, problemas familiares (problemas entre o esposo com esposa ou esposa com esposo, pais com os filhos ou filhos com os pais, irmãos com irmãos), enfermidades. A tribulação rouba a paz das pessoas e talvez está roubando a sua. Quem sabe, você neste momento está com o coração atribulado, sem paz no coração; a mensagem de Jesus para você é: “Não se turbe o vosso coração”. Jesus diz a seus discípulos o que deveria ocupar seus corações: era a Paz e não a tribulação.
Existe o ladrão da paz chamado medo. Jesus diz: “nem se atemorize”. O medo pode roupar a nossa paz.
No mundo inteiro as pessoas andam com medo, inseguras não só por causa dos ladrões, assassinos, mas tem medo de não conseguirem cuidar da família, medo de perderem o emprego, medo dos negócios não darem certo, medo de não passarem no vestibular, medo de não concluirem os estudos, medo de não acharem a pessoa certa para se viver, medo de tantas coisas que também roubam a paz. O medo dos discípulos de Jesus era o de ficarem sozinhos, sem a presença do amigo, do Senhor da vida deles, do Mestre que lhes ensinava o caminho; eles estavam com medo de perderem o salvador de suas vidas. Mas uma vez, a palavra de Jesus é que seus corações fossem inundados pela paz e não pelo medo.
A paz de Cristo é diferente da paz do mundo. A paz do mundo é falsa, limitada. A paz de Cristo é verdadeira e eterna. Quando nos apegamos a ele, temos força para vencer as tribulações e os medos.
O rei escolheu a pintura do pássaro porque de fato transmitia a paz perfeita ainda que existisse a presença de turbulências e ainda que existisse a presença do medo. O passarinho pintado no quadro, permanecia no seu ninho transmitindo confiança, transmitindo paz.
A perfeita paz não se encontra nessa estória, nesse conto. A perfeita Paz se encontra em Jesus Cristo. Só Jesus pode colocar a paz no seu coração. Não quero dizer que seus problemas vão acabar, mas quero afirmar que com Jesus você passará por eles de forma mais tranquila. Só com a paz de Jesus você terá condições de enfrentar seus problemas sem ter que perder noites de sono, o apetite, a calma. Só com Jesus você terá condições de vencer o medo e se sentir seguro. É por isso que ele diz: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou”
Que a Paz de Jesus Cristo inunda o seu coração, pois é com ela que você combaterá as ações das tribulações e as ações do medo.
Rev. José Jean Antônio da Silva