TOME A SUA CRUZ

16/05/2012 12:07

 

“Então, convocando a multidão e juntamente os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me.”  Marcos 8.34.

Estar diante de Jesus Cristo tem sido o desejo de muitos, afinal é maravilhoso saber que em Jesus está a vida eterna; comove o coração de muitos saber que Cristo morreu na cruz para nos salvar. A certeza de que a vida com Cristo será melhor leva muitos a buscá-lo, afinal, pensam, “Ele morreu para me proporcionar dias melhores”. É verdade que com Jesus Cristo a nossa vida é diferente! É verdade que Ele nos ajuda a lutar contra as dificuldades! É verdade que nele temos a vida eterna; mas também é verdade que muitos têm se esquecido da sua responsabilidade. Estar com Cristo e viver dias melhores muitos almejam, mas poucos estão dispostos a carregarem a sua cruz. Mas o que Jesus quis dizer quando falou para os seus seguidores carregarem a sua cruz?   Em primeiro lugar, a Cruz Aponta para o Sofrimento. Vemos isso claramente nos relatos das Sagradas Escrituras a qual nos afirma que Cristo sofreu por causa dos nossos pecados: “E disse-lhes: Tenho desejado ansiosamente comer convosco esta Páscoa, antes do meu sofrimento.” (Lc. 22.15) O sofrimento a que Jesus se refere era o momento da cruz que estava prestes a acontecer. Jesus sofreu na cruz por amor a nós. Tomar a nossa cruz implica numa vida de sofrimento por amor a Jesus. Muitos querem segui-lo, mas poucos estão dispostos a sofrerem por amor a Ele. Isso acontece porque o sofrimento traz a dor e ninguém quer passar por ela, mesmo sabendo que Cristo a passou por nós. Alguns afirmam não com os lábios, mas sim com as atitudes: “eu sei que Jesus sofreu na cruz por mim mas eu não estou disposto (a) a sofrer por Ele.” Em segundo lugar, a Cruz Aponta para a Renúncia. Jesus é Deus, o Deus que se encarnou para que o plano da salvação fosse realizado. Ele, o nosso Senhor, não colocou a sua Glória acima do amor por nós pecadores, pelo contrário, a Palavra nos afirma: “Pois conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, se fez pobre por amor de vós, para que, pela sua pobreza, vos tornásseis ricos.” (II Co. 8.9); “antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana,” (Fp. 2.7). Não são poucos os que querem seguir a Cristo, mas são poucos os que estão dispostos a se renunciarem. Lembremos do jovem rico. Ele queria seguir a Jesus, mas não queria renunciar a sua ambição pela riqueza (Mc. 10.17-22); outro queria estar com Cristo, mas primeiro queria aproveitar um pouco mais a sua vida com a família (Lc. 9.61). Outros querem seguir a Cristo, mas não querem renunciar o seu vício. Existem também aqueles que querem viver com Jesus, mas não querem renunciar os seus prazeres, prazeres esses que servem como altos muros separando-os da comunhão com Cristo. Muitos querem seguir a Jesus, mas não querem renunciar um pouco do seu tempo para dedicá-lo a obra de Deus. Em terceiro lugar a Cruz Aponta para a Morte. Jesus se entregou na cruz e nela morreu. Por que Ele fez isso? Não foi para que zombássemos d’Ele com a nossa vida relaxada. Não foi para que falássemos admirados da sua coragem, não foi para que achássemos bonito e batêssemos palmas por sua atitude, não foi para que ficássemos repetindo dia a pós dia de forma mecânica e vazia que ele morreu por nós, mas foi para nos mostrar o amor de Deus por nós e para nos ensinar que não existe vida sem morte. Ele sendo Deus se humilhou, se esvaziou por causa de homens tão pecadores, imperfeitos, corruptos, homens esses que muitas vezes não reconhecem toda essa obra maravilhosa. Não são poucos os que querem seguir a Cristo, mas são poucos os que estão dispostos a morrer por amor a Ele. Que morte que Jesus está cobrando dos seus servos? A morte de si mesmo. Jesus diz: “Quem quiser, pois, salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por causa de mim e do evangelho salvá-la-á.” (Mc. 8.35). Pense nisso e avalie se você já tomou a sua cruz. Analise se a sua vida é voltada para Jesus Cristo ou se ela é voltada para você mesmo. Analise se você ama a Deus sobre todas as coisas ou se você ama mais as coisas do que a Deus.

Que a Luz de Cristo brilhe na sua vida.

 Rev. José Jean Antônio da Silva

Deixe seu Comentário

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário